Pesquisar este blog

domingo, janeiro 02, 2011

Gran' Circo Lar

Reeeeeespeitável público, senhoras e senhores, com vocês, o incrível circo de concreto:

Gran Circo Lar


Brasília já teve um circo de concreto! O Gran Circo Lar, onde era realizados projetos sociais e eventos artísticos, hoje é onde está a Biblioteca Nacional.



Fiquei surpresa ao descobrir que Brasília já teve uma lona permanente construída na Esplanada. Meu coração dói imaginando o dia em que desconstruiram essa obra, ao que me parece, em 1999...
Nesse espaço de picadeiro ocorriam eventos culturais e projeto de artes circense para crianças, e sabemos que o Astiko foi um dos artistas envolvidos com esse projeto. (Estamos atrás dele para saber mais!)
O Gran Circo Lar, que falando rapidinho parece Grande Circular, fazia parte do planejamento urbano de Brasília para a área de lazer. Ele ''equilibraria'' o Teatro Nacional, estando ao lado Sul da Esplanada:

"(...) A repetição cadenciada de edifícios rigorosamente iguais, os Ministérios (1958), é elemento de composição que, em equilíbrio com os demais edifícios públicos, conferem integridade física ao projeto, atribuindo-lhe propriedade decisiva de monumentalidade. Nas duas porções mais próximas à Rodoviária, Lucio Costa imaginou um conjunto cultural que durante muitos anos teve como único representante o Teatro Nacional (1958), edifício de grande robustez e austeridade, um tronco de pirâmide com tratamento diferenciado para cada empena. Enquanto isso, o lado sul deste mesmo conjunto permanecia vazio, ou ao menos sem uma edificação definitiva. A exceção era dada pelo Gran Circo Lar, tenda projetada pelo arquiteto Fernando Andrade, que gerencia a representação de Niemeyer em Brasília ao lado de Carlos Magalhães, edificação que até 1999 recebeu diversas manifestações artísticas e culturais. (...)"

(CARLOS HENRIQUE MAGALHÃES, arquiteto e urbanista, trecho do artigo "Pela soberania do vazio - Sobre o projeto da Praça da Soberania, de Oscar Niemeyer", publicado na MDC - Revista de Arquitetura e Urbanismo




Segundo a Wikipédia, o Gran Circo Lar era:


O Gran' Circo Lar era um espaço destinado ao lazer e execução de eventos culturais para a população da cidade de Brasília. Sua localização era do lado sul da Esplanada dos Ministérios, bem próximo à Rodoviária do Plano Piloto.
A estrutura do circo era bem diferente de um circo convencional. O Gran' Circo Lar fora construído em alvenaria, com seu picadeiro todo em concreto e abaixo do nível da entrada principal. Por fora, o circo tinha suas paredes de alvenaria decoradas com azulejos com gravuras feitas por Athos Bulcão.


Acho que acabar com o Gran Circo Lar foi um erro...

Um comentário:

  1. Além de tudo o que você disse, o gran-circo-lar, foi um espaço mágico de acolhimento a inúmeras crianças em situação de risco, que viviam através das oficinas ligadas ao mundo do circo, a alegria de"ser" e "ter" um lugar prá sorrir e brincar. Junto com Astiko, ajudei a criançada a preparar o espetáculo "A Bomba Verde" que foi encenado na ECO 92: "ECO ?, Lógico! Um abraço, Cristina Campos

    ResponderExcluir